Pronto. Eis aqui 2009.
Depois de uma bela festança, onde rimos muito, comemos queijo com linguiça, tomamos muito suco de pera e ouvimos música... acordo tranquilamente, visto uma roupinha leve e vou até a Quintino Bocaiuva comprar um jornalzinho.
Passo na casa do meu irmão para dar comida à cachorra, que pula em mim e me enche de pelos!! Que coisa essa cachorra não para de pular, que coisa bem antissocial!! Sujou toda a minha calça! Ela faz isso frequentemente!! Vou pegar algo emprestado da minha cunhada e só encontro uma minissaia. Minissaia não!! Azar, meio anti-higiênico, mas fico assim mesmo...
Depois de sacudida e espanada, lavo as mãos, pego umas bolachinhas, passo geleia, e coloco um leitinho pra esquentar no micro-ondas.
O dia está meio escuro e dentro de casa mais ainda, então vou pra baixo da claraboia, onde tem mais luz pra eu ficar à vontade e enxergar melhor o panorama do novo ano, no diário.
Começo a ler.
O que era aquilo? Não mais do que umas cinquenta palavras sublinhadas no texto! O que estava acontecendo?! Eu não tinha ideia...
Ah, para! Aquilo começou a me dar um enjoo... Que feiura!! Era a estreia da nova ortografia da língua portuguesa. Eles redigiram sublinhadas todas as palavras que sofreram alterações com a reforma.
Muito joia... Grrrrr!! O que eles tão pensando?! Que tramoia é essa?! Eles não veem que é terrível escrever assim?! Tão achando que a gente é debiloide? Com frequência vem uma sequência de palavras sem acentos! Tristeza...
Justo eu que sou super-romântica e super-resistente, ou melhor, sou ultrarresistente!! Vim cair de paraquedas no meio dessas palavras com caras estranhas!! Eu não apoio isso, não!!
Fui ficando furiosa e comecei a dar pontapés em tudo, quase a ponto de ter que chamar o veterinário pra me dar um antirrábico!! O que eles querem? Isso é antieducativo!! A criatura passa 32 anos aprendendo, corrigindo, escrevendo e se esforçando pra redigir tudo certinho, daí vêm uns boicornetas (será que "boicorneta" tem hífen?!) que mudam tudo de repente e a gente fica como?! Eu me senti uma semianalfabeta!! Agora tenho que aprender tudo de novo!! Eu que já sou há tempos uma ex-
-aluna colegial... isso é subumano!! Não perdoo!!
Não aguento mais isso! Tô ficando paranoica!
Mas agora estou com uma ideia mirabolante! Tô superotimista: vou juntar minhas coisinhas, meu creme antirrugas que comprei no Natal, alguns documentos, algumas roupas quentes, vou pegar o próximo voo e vou tirar umas férias no polo norte. Assim eu fujo deste calor, refresco a cuca e já aproveito a outra cultura pra ver se me torno uma pessoa bilíngue.
Então hoje entendo, dou razão e abençoo minhas vovozinhas que escreviam: "coloque o assúcar e o côco num recipiente junto às outras cousas e estará pronta a sobremesa do almôço."
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Muito bom teu texto, Aninha!
Também vou levar tempo pra me acostumar... Ainda não incorporei as mudanças em minha cachola, hehe.
É Aninha!
Eu te premeio por saber tudo isso! Mas eu tenho uns dois ou três anos pra aprender essa "poioca".
Mas tu achas que eu aprendi e já sei tudo?
Olha a listinha de palavras modificadas... na mesma página que a Ana fez os desenhos, no post acima!!
:-)
meldels!
AMEEEI! prima! tu tá te saindo uma escritora e tanto heim??
beijos
Muito bão!!! Ah Aninha vamos escrever o que der na telha.. tá tudo certo mesmo...beijos
Postar um comentário