sábado, 6 de dezembro de 2008

Dos gardenias para ti

Gostaria de deixar aqui registrado a felicidade que o cheiro da gardênia me traz!
Como é bom acordar de manhã e respirar o cheirinho que está em casa, das flores que mamãe nunca esqueceu de deixar junto a mim, durante todas as semanas de dezembro de toda a minha vida!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Entrelinhas


O que acontece quando um músico não sabe ler nas entrelinhas?
Como soaria sua música quando ele se deparasse, por exemplo, na clave de sol, com um lá, fá, dó...?

pesar


Em uma de minhas viagens fui parar num vilarejo do interior do país Imaginário, onde conheci Sra. Lee.

Uma senhora muito querida, simpática, porém reservada. Tinha muita dificuldade para se locomover. Olhei para seus pés e vi que, na minha frente, estava um remanescente exemplar chinês com "pé de lótus".
Já tinha ouvido falar daquilo, mas nunca tinha estado tão perto para ver como era.

Ela me convidou para sentar em sua varanda e perguntou se eu queria um chá.
Passei uma tarde inteira com ela e de lá eu não queria sair. Era muito gostosa a sua companhia. Tínhamos muitas coisas para conversar e bastante trocas culturais para fazer. Gostamos muito uma da outra.

O que me deixava triste era que, por causa de sua limitação motora, deixamos de fazer muitas coisas.

Ela disse que um de seus maiores sonhos era ter podido jogar bola e correr livre num campo, mas que seus pés de lótus vinham de uma tradição de seu país e o processo já começava desde muito pequenininha, sem que ela tivesse a oportunidade de optar. Era um processo muito doloroso.
Se acostumou porque não sabia como era ser diferente.

Estava chegando a hora de eu ir embora. Algo me deixava inquieta. Eu queria muito acompanhar a Sra. Lee por muito tempo ainda e queria tanto ter a oportunidade de vivenciar com ela a realização de seu sonho.

Comentei com ela que eu tinha ouvido falar de um médico que poderia reverter a sua situação, mas que seria uma difícil temporada. Ela precisaria de muita coragem e paciência, mas que com cirurgia, fisioterapia e uma boa dose de força de vontade, ela ainda poderia viver muitos anos caminhando normalmente e, quem sabe, até correndo.

A princípio ela se animou com a idéia. Pegou minha mão e resolveu que queria ir comigo.
Eu não tinha muito tempo, meu trem estava por partir e era necessário que fôssemos relativamente rápidas.
Ela se levantou.
Apoiada em mim, seu peso e sua dificuldade às vezes faziam com que eu me desequilibrasse e também tivesse dificuldade para andar com o cuidado de não deixá-la cair.
Na medida em que ficava muito tempo em pé e dava um... dois... três passos... ia doendo nela cada vez mais. Doía muito.

Essa dor fez com que ela pensasse em toda a sua vida, como ela passou todos esses anos e como ela sempre foi e chegou até ali. Assim ela sabia ser. Essa dor fez com que ela questionasse o fato de ter pés comuns e vir a transformar-se numa "idiota", pois possuir pés de lótus, na sua cultura, era prestigiado e raro. Essa dor lhe reconfortava por tudo dela saber e lhe deu medo do que não conhecia para além dela. Essa dor fez com que duvidasse de que poderia um dia andar normalmente. Queria ela mesmo andar normalmente? Essa dor fez com que ela não suportasse mais, largasse a minha mão e sentasse de novo.

Eu segui. Precisava pegar meu trem.

No caminho eu comecei a chorar. Queria muito continuar com Sra. Lee. Juro que é bom ter pés normais e poder andar!
...agora só posso lamentar e me conformar com o fato de que ela realmente não teria forças para andar muito. E eu não poderia carregá-la na garupa para o resto da vida.

Boa sorte, Sra. Lee! Realmente gostei muito de ter estado contigo!!

Mais um momento

Outro sentimento gostoso da semana passada foi quando um ex-namorado veio me mostrar a agenda 2009 que sua esposa o presenteou.

Em cada página ela colocou fotos de bons momentos que ele passou na vida e pessoas queridas dele.

E eu estava lá.

Fiquei feliz por estar entre as pessoas queridas. Porque foi uma iniciativa da esposa dele. Porque existem diferentes patamares de querer bem sem ter que se estressar com isso. Porque não tem preço que pague a liberdade de não se ter medo.

Homenagem


Sábado estava acabando de tirar uma sestinha, quando toca o telefone.

Era nossa blogueira Patty dizendo que seus pais estavam em Porto Alegre e que sua mãe tinha um presente pra mim.

Qual não foi a minha surpresa quando vi que Dna. Valcíria tinha pintado um quadro cujo tema era eu tocando contrabaixo!!
Foram dois meses de trabalho!!

Nossa... como fiquei contente!! Foi muito inusitado!
Nem sei como agradecer tamanho carinho!

Muito obrigada!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

novas boas e ruins

Prometi silêncio, mas sinto-me acompanhado por vocês, quando escrevo. Mesmo que ninguém comente nada, ao menos, o que aqui é postado é lido.

Ontem foi um dia estranho para mim.

Uma notícia boa, sobre o novo trabalho, a nova vida. As coisas estão acertadas para que eu vá para Curitiba. E agora, eu sigo o baile cumprindo o que tenho que cumprir nesse ano. Tenho concertos para os dias 12, 14, 17, 19, 20, 21. E gravações em estúdio, e fechamento das menções dos meus queridos alunos, que, mesmo que eles me incomodem e eu incomodo eles, vou sentir falta. Muita coisa para ajeitar nessa casa. Que ninguém me visite nos próximos dias. Aceito sair para beber ou tomar sorvete em campo neutro, hehehehehe...

Uma outra notícia, ruim, me deixou muito down. Eu estava tendo um relacionamento que, ainda que no inicio, parecia muito forte. De novo, eu me abri para uma pessoa, e, parece que, quando eu abro algumas coisas, as pessoas têm medo. Mas tomei umas geladas, acordei cedo hoje, já lavei roupa, lavei louça, estou estudando uma peça importante que vou reger, estou postando e estou feliz, apesar da instabilidade do tempo. Na verdade, eu estou tranquilo, não se preocupem. Já vivi dias bem piores. Ainda não há nenhuma definição, e, bem na boa, acho que eu não quero definições amorosas agora. É hora de concentrar-me na nova vida, nos novos desafios. Vou para um espaço onde eu preciso render muito, trabalhar muito e me divertir muito. Terei tempo para criar novas amizades, e, como eu comentei para Aninha, fazer novas escolhas. Isso me deixa feliz. Tenho possibilidades de escolhas. E o imponderável está aí para acontecer, ou não....hehehe...

Lady Ka está de aniversário e viajará hoje! Parabéns pelo teu cumple años e que tua viagem seja maravilhosa!!!

Beijos para todos os blogueiros

Níver Ka!!



Lady Ka hoje vai aos céus,
faz 30 anos,
muda de país,
muda de vida.

Deixa aqui a felicidade,
conquista lá mais felicidade.
Engorda a vida,
sabe que é querida onde quer que vá.

Parabéns nossa blogueira!
Segue conquistando teus caminhos
dando o melhor de ti e não desanimando quando
tudo parecer difícil!
Se isso acontecer, não esqueças de nós aqui, que adoramos te ler!!

Beijos, abraços e faceirices!

domingo, 30 de novembro de 2008

Meu 2008

Voltando pra casa percebi que a estrela brilhante que é colocada na ponta da torre do Bourbon, perto da época do Natal, já está novamente por ali.

Puxa! Como passou rápido o ano!! E, se passou rápido, é porque estava bom! As coisas boas sempre passam voando!

Neste ano, além de eu ter entrado no grupo vocal "Expresso 25" (que era meu sonho de muito tempo), ter sido chamada pra participar do grupo instrumental "Trezegraus" que está desenvolvendo um trabalho muito bom, ter adquirido meu maravilhoso apartamento, ter criado este blog e ter entrado pra hidroginástica, eu fiz mais tanta coisa...

Eu... sonhei muito. Pensei muito. Projetei. Errei. Aprendi truques na cozinha. Fiz um pudim de iogurte. Fiz um escondidinho. Pus a mesa. Lavei louça. Fiz feira. Fui ao cinema. Fui a shows e concertos. Aluguei DVD. Fui à Itapuã. Vi pôr-do-sol. Tirei fotos. Curti minhas famílias. Vi flores. Comi néspera. Colhi pitangas. Fui ao parque. Fiz coceguinhas. Fui cocegada. Ganhei presentes. Dei presentes. Acompanhei. Deitei olhando pro céu. Dancei. Ri quase todas as noites antes de dormir. Cuidei. Dei dicas. Ajudei. Apoiei. Fui elogiada. Elogiei. Critiquei. Fantasiei. Comprei no Makro. Li um pouco antes de dormir. Me emocionei. Veio ao meu encontro um lindo saltitante, na frente do Instituto de Educação. Passeei com o cachorro. Cheirei. Mimei. Fui mimada. Dei ração pros bichos. Recebi café na cama. Comi quitutes. Comi saudável. Olhei. Admirei. Aprendi. Ouvi. Chorei. Gozei. Estudei contrabaixo para um concurso, recebendo valiosas dicas de interpretação. Brinquei de duos em casa. Brinquei de oboé barroco. Ouvi diferentes timbres de palhetas. Passeei de carro por cidade vizinha. Fui pro sítio. Fui colher folhas de eucalipto no inverno. Escrevi. Lutei. Cresci. Me desfiz. Emagreci. Tropecei. Levantei. Acreditei. Fiz carinho. Fotografei uma família querida. Amei. Conversei. Falei bobagens e coisas sérias. Concordei. Discordei. Confiei. Tive medo. Dormi a sesta. Ensinei a dirigir. Fui "tomar café". Comprei roupas de cama e coberta fofinhas. Acordei feliz, abraçada numa pessoa especial. Dormi com o nariz numa nuca cheirosa. Caminhei pela cidade. Observei. Conheci pessoas amadas. Concluí. Subi em árvore. Joguei bola no pátio. Sorri. Fui feliz.

Só o que me deixa triste, vendo tantas coisas boas, que a pessoa que me acompanhou durante todo o ano se afastou de mim dizendo que nós "destruímos" nosso 2008. Pena que as pessoas têm visões tão diferentes do mundo. Mas... com minha visão, seguirei em frente tendo a certeza de que sou uma pessoa feliz e que a estrela brilhante da ponta da torre do Bourbon
aparecerá sempre num piscar de olhos. Preciso, portanto, aproveitar meus anos ao máximo!

CLÁ: Parabéns pra você!!!


CURITIBA, aí vamos nós!

Galerinha amada!

Agora é oficial! Pelo menos, está registrado em ata na comunidade onde vou trabalhar!
Curitiba, é a minha cidade! Estarei lá, de volta, em 2009.
Por um lado, fico triste porque muitas coisas boas que acontecem nesses pagos deixarão de acontecer. Por outro, fico feliz, que amigos ficam e, quando eu voltar, terei pouso para dormir umas 3 horas, porque sempre teremos o que fazer... no mínimo cantar..hehehe...

Galera. Amo vocês!

Ka! Boa viagem. Mantemos contato!

Beijos a todos os blogueiros!!!!!!!!!!!