segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Raiva, desapego, desamor.


Fico matutando... por que temos muitas vezes que sentir raiva da pessoa, para depois nos desapegarmos dela? Claro que a raiva é uma das etapas, mas como é difícil... E se não sentirmos a raiva, isso quer dizer que as outras etapas não serão consequentes?

9 comentários:

Jean disse...

Eu não entendo o porquê disso. Mas é típico de mulher. Bem na boa. Fases, etapas, raiva, amor, desamor, desapego.
Não entendo. Não acredito que seja necessário seguir toda essa ordem de "tarefas sentimentais"...
Se tenta ser feliz. E ponto.

Patrícia Pacheco disse...

Se é coisa de mulher ou de homem eu não sei... Também não afirmei nada. Apenas refleti, levantei ideias. Até mesmo porque etapa é coisa de jogo de video game. Na vida real é tudo bem diferente...

Cláudia disse...

Não sei responder as perguntas de vocês. Mas eu odeio sentir raiva. E nosso sábio amigo Riobaldo Tatarana ensina "[...] que a gente carece de fingir às vezes, que raiva tem, mas raiva mesmo nunca se deve tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a idéia e o sentir da gente, e que isso era falta de soberania, e farta bobice, e fato é." (na página 181 do Grande Sertão que eu li)

Patrícia Pacheco disse...

Que não é bom a gente sentir raiva, isso eu sei, e concordo. Mas tem situações que é IMPOSSÍVEL não sentir... Daí temos duas opções, tentar não sentir, abafar, ou sentir e deixar passar. Eu prefiro a segunda. Não dá prá fingir não.

Cláudia disse...

e não podemos ficar alimentando a raiva, aumentando, sentindo sempre mais?

Patrícia Pacheco disse...

Bom, daí vai de cada um... do quão raivoso a pessoa é... pelos outros não posso falar... mas minha raiva dura pouco. Pouco demais, às vezes...

Patrícia Pacheco disse...

Ops, do quão raivosa a pessoa é...

Cláudia disse...

Mas minha pergunta é até que ponto temos controle, se é que temos algum, de interferir na duração da raiva. Se podemos abafar, não podemos "estufar" também? Fazer ela maior do que o necessário? Ou ela simplesmente dura o tempo que tem que durar?

Jean disse...

Acho que dá pra controlar sim... Anos de experiência. "Calma, calma. Nessa histeria não dá pra ver nada. Precisas ter consciência e muita, muita paciência.
E o pensamento no sentimento". Como disse Mário Falcão nessa música.